sábado, 2 de maio de 2009

Albert Einstein ´´ Uma mentw brilhante ´´



Albert Einstein,

nascido na Alemanha em 14 de Março de 1879, signo Peixes, talvez uma coisa que temos em comum o signo.


Tímido e retraído, gostava de brincar sozinho, passava horas brincando de construir coisas, com baralhos, fazia grandes castelos, teve uma irmã a Maja no qual se deram muito bem em vida.

Einstein demorou em começar a falar, para ser bem preciso, apenas com três anos de idade, convenhamos, no idioma alemão até que aprendeu rápido, eu levaria muito mais tempo que ele..RS, até os nove anos, ainda tinha dificuldade de se expressar, todos desconfiavam que sofresse de alguma perturbação mental e sua empregada o chamava de burro, os professorem diziam que ele tinha pouca capacidade mental e vivia mergulhado em seus sonhos, imagine nos dias de hoje o típico ´´bicho grilo´´ que vive no seu mundo e tem um monte de amigos, só que imaginário. Ele não demonstrava interesse por livros, revistas para passar o tempo como outras crianças da sua idade faziam.

A primeira grande alegria que Albert deu a seu pai foi ter conseguido consertar sem nenhum conhecimento prévio um aparelho de mecânica que pai guardava na oficina, já a sua mãe, se orgulhou do seu aprendizado no piano onde aprendeu sozinho vendo sua mãe em casa praticando, a final estamos falando de Einstein ou de Betowen? Pelo menos algo em comum eles tinham, nasceram na Alemanha.

Avós de Einstein >

OS Pais de Einstein >

Já no seu desenvolvimento escolar, tinha imensa dificuldade em matérias que necessitava decorar ou memorização, ele simplesmente não conseguia ...Isto era tão sério que jamais seus pais afastaram a possibilidade de Einstein sofrer de algum tipo de dislexia, por outro lado, para matérias que exigiam cálculo, física, matemática, ele era excelente.

Não tinha um bom relacionamento interpessoal, não se enturmava com os amigos.

O tempo foi passando, seus pais se mudaram para a Itália por motivos profissionais, eles tinham uma fábrica e Einstein ficou na Alemanha morando em uma pensão, aos seus 15 anos com medo de servir o exercito alemão no qual repudiava, se tornou cidadão Suíço e foi estudar por lá até que 1900 se formou e para sobreviver, dava aulas particulares.

Mileva Maric , Húngara, primeira esposa de Einstein>


Em 1903 casou-se com a sua colega de escola húngara Mileva Maric, ela chamou a atenção dele por ser a única mulher na escola a se destacar em Matemática, mas antes deste casamento, tiveram um filho onde dizem que Einstein não chegou a conhecer, não há histórico do paradeiro deste bebê, mais tarde ele teve mais dois filhos, Hans Albert ( 1904-1973) e Eduard ( 1910 e 1965 ), o primeiro tornou-se Engenheiro e foi morar nos Estados Unidos, Eduard por sua vez, tinha um grande talento artístico e estudou psiquiatria, por ironia do destino, morreu com sérios distúrbios mentais em um hospital psiquiátrico. Efetuei todas as pesquisas possíveis em Sites americanos e portugueses e não encontrei nada que mencionasse se os filhos de Einstein tiveram filhos, penso eu que possivelmente se existisse efetivamente o neto de Einstein possivelmente ele estaria vivo uma vez que um dos seus filhos faleceu em 1973, se alguém foi mais a fundo e souber de alguma notícia, por favor me avise.

Primeiro filho de Eisntein Hans>






















Segundo Filho de Einstein ( Edward)












a vida foi seguindo, sempre com imensa dificuldade, ao tentar emprego de professor, sempre era boicotado pelos seus antigos mestres que passavam a fama de Einstein de desinteressado, até que conseguiu seu primeiro emprego no ramo de perícia, era perito técnico em um escritório de marcas e patentes, permaneceu neste emprego por sete anos, ele gostava, pois conseguia conciliar a profissão com os seus estudos de física. Mais para frente com a ajuda de amigos, conseguiu uma vaga de professor assistente na universidade de Zurique na Suíça (é obvio que Zurique fique na Suíça... RS).

Um bom tempo depois se separou da sua primeira esposa Mileva (Apenas por corpos neste primeiro momento), e voltou para a Alemanha aonde mais tarde viera a se separar definitivamente. Na seqüência, teve uma união estável com uma segunda mulher, a prima Elsa (claro, para ficarem todos em família) onde esta, permaneceu com Einstein até a morte (Morte dela Elsa em 1936), já Mileva, sua primeira esposa morreu em 1948.

Elsa, segunda esposa de Einstein>






















  • TEORIA DA RELATIVIDADE

Um tempo depois, resumindo a narração, já no seu terceiro trabalho, Einstein expôs a formulação inicial da teoria da relatividade que mais tarde o tornaria mundialmente conhecido; e no quarto e último trabalho, propôs uma fórmula para a equivalência entre massa e energia, a famosa equação E = mc2, pela qual a energia E de uma quantidade de matéria, com massa m, é igual ao produto da massa pelo quadrado da velocidade da luz, representada por c. terceira publicação de Einstein, em 1905, Sobre a eletrodinâmica dos corpos em movimento, tratava do que ficou conhecido como teoria especial da relatividade. Esta teoria se baseava no princípio de que toda medição do espaço e do tempo é subjetiva. Isto levou Einstein a desenvolver mais tarde uma teoria baseada em duas premissas: o princípio da relatividade, segundo o qual as leis físicas são as mesmas em todos os sistemas de inércia de referência, e o princípio da invariabilidade da velocidade da luz, o qual afirma que a luz se move com velocidade constante no vácuo.

A teoria geral da relatividade só foi publicada em 1916. De acordo com esta teoria, as interações entre dois corpos, que até então se atribuíam a forças gravitacionais, explicam-se pela influência de tais corpos sobre o espaço-tempo (espaço de quatro dimensões, uma abstração matemática em que o tempo se junta, como quarta dimensão, às três dimensões euclidianas).

Após este fato que consagrou Einstein, ele descobriu que a Alemanha estava tentando criar a bomba atômica na qual tinha a sua teoria como essencial para esta fabricação, preocupadíssimo e desapontado com a idéia de colaborar para esta fabricação, Einstein então residente nos Estados Unidos e naturalizado americano, incentivou o presidente americano com a alegação do perigo presente da Alemanha caso criasse a bomba atômica e incentivando o presidente Americano então no poder Franklin Roosevelt que criasse a bomba atômica primeiro que eles como forma de proteção. Roosevelt ordenou que os cientistas americanos criassem a bomba atômica, o chamado projeto Manhattan, mais tarde ao saber do sucesso do Presidente Americano Roosevelt na criação da bomba atômica, Einstein redigiu uma carta para que não usasse contra o Japão já praticamente derrotado, Rooselvet não chegou a ler a correspondência, pois morreu der repente em seu gabinete em 12 de abril de 1945, a carta permaneceu lacrada.

Quando mais tarde Einstein foi informado que os nazistas estavam longe de fabricar a bomba atômica, ele ficou amargamente arrependido de ter incentivado o governo americano a criar a bomba atômica, ´´ Se soubesse que os Alemães não seriam bem sucedido na criação da bomba atômica não teria levantado um dedo´´para tristeza e melancolia de todos, inclusive o próprio Einstein, o bombardeio nuclear ocorreu em Hiroshima e Nagasaki já no fim da guerra quando o sucessor do falecido Rooselvet , Harry Truman não lhe deu ouvidos e nem aos demais físicos que condenavam tal atitude.

O rápido declínio de suas forças físicas, a depressão com a atitude de ter colaborado involuntariamente com a bomba atômica levou Einstein a falecer no dia 18 de Abril de 1955 num quarto de Hospital em meio da última equação matemática que havia rabiscado, pois a final quando perguntavam onde era o seu laboratório, ele tirava uma caneta do bolso e respondia, aqui....

Morreu abraçado a fórmula incompleta de um sonho científico aos 76 anos, seu cérebro foi estudado e comprovou-se uma desenvoltura na área destinada à formatação de cçalculos, muito além dos padrões, isto explica que realmente o universo havia conspirado a seu favor.

  • Como castigo pelo meu desprezo pelas autoridades, o destino tornou-me uma autoridade (Albert Einstein 1879-1955)
  • A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.
  • O único lugar aonde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.
  • Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.
  • A imaginação é mais importante que o conhecimento.
  • Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.
  • O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.
  • Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada.
  • Não tentes ser bem sucedido, tenta antes ser um homem de valor.
  • A tradição é a personalidade dos imbecis.
  • O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade.
  • Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela.
  • A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro.
  • Se os fatos não se encaixam na teoria, modifique os fatos.
  • No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.
  • O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes.
  • Se, a princípio, a idéia não é absurda, então não há esperança para ela.
  • Se minha Teoria da Relatividade estiver correta, a Alemanha dirá que sou alemão e a França me declarará um cidadão do mundo. Mas, se não estiver, a França dirá que sou alemão e os alemães dirão que sou judeu.
  • Temos o destino que merecemos. O nosso destino está de acordo com os nossos méritos.
  • A leitura após certa idade distrai excessivamente o espírito humano das suas reflexões criadoras. Todo o homem que lê de mais e usa o cérebro de menos adquire a preguiça de pensar.

Entre outras...

Como pesquisa, usei tópicos recolhidos da internet, o livro Americano l Belive Albert Einstein, Einstein uma mente brilhante.

Nenhum comentário: