Prezados, talvez esta não seja a melhor forma e nem como imaginava passar o meu Reveilon, em uma cama em um hospital. Porém isto aconteceu, aqui estou a quase uma semana e tenho que aceitar o fato torcendo para uma recuperação. Tive complicações com um hematoma na perna, trombose e embolia pulmonar, isto não vai me causar seqüelas porém poderia ter sido fatal.
É estranho como além da cidade de São Paulo, o hospital parece estar deserto, parece que vivo um sonho e que em breve acordarei, porém devo agradecer a Deus pelo estado que me encontro hoje onde poderia ser muito pior.
As vezes imaginava em alguns momentos delicados da minha vida, uma passagem de ano assim, no silencio , sem ninguém para falar ou dar algum tipo de palpite. Vivendo na pele, digo a vocês meus amigos, não é tão bom assim, as pessoas de quem eu gosto, uma em especial, estão longe de mim, mesmo sabendo que próximo da virada a família companheira sempre aparece.
Fazendo uma retrospectiva do ano de 2010, digo que foi um ano muito bom para mim, repleto de realizações profissionais. Já pelo lado pessoal, social, foi um ano muito complicado mais tenho certeza que 2011 será um ano melhor para todos nós em todos os sentidos.
Amigos, sorriam quando devem sorrir, vivam cada momento intensamente para que façam as vossas vidas valerem a pena com alegria e entusiasmo.
Desejo a todos vocês conhecidos, amigos, ocultos, leitores um excelente 2011 e aproveitem a oportunidade que Deus lhe deu e façamos valer a pena.
Um excelente 2011 a todos, temos um ano inteirinho pela frente.
Nesta onda de TABLET, o Ipad começa a ter alguns concorrentes de peso, um deles é o Tablet da Sansung, qual vc prefere? iPad ou Galaxy Tab?
Para 85% dos entrevistados de um estudo feito pela consultoria, o tablet da Apple é o preferido. O levantamento, mostra que, apesar de um bom começo, com 600 mil unidades vendidas no primeiro mês de mercado, a Samsung ainda tem um longo caminho a percorrer para conquistar os consumidores de tablets.
O iPad mal chegou no Brasil e já está esgotado em algumas lojas. Mas além desse tablet da Apple, o mercado nacional Confira as principais diferenças entre os dois portáteis.
Vamos começar pelos valores dos tablets. Nesse quesito, o iPad ganha, pois é mais barato e tem várias versões para o aparelho, portanto, também tem preços que variam, diferente do Galaxy Tab, que só tem por 2.699 reais. O tablet da Apple, por sua vez, varia entre 1.649 a 2.599 reais.
Já no quesito peso, o portátil da Samsung ganha disparado. Enquanto que o iPad pesa 680 g, chegando a 730 g para versão 3G, o Galaxy Tab tem somente 379 g. Por outro lado, esses pesos também demonstram outros elementos: para ter peso reduzido, oGalaxy Tab também teve que reduzir seu tamanho, diminuindo sua tela. Isso significa um espaço menor para digitar no teclado virtual, mas também permite uma mobilidade melhor. Para ter noção, o iPad é mais de 5 cm mais alto que o concorrente.
Continuação…
* 250.000 aplicativos, desculpe.
Preços:
Galaxy Tab ( Samsung):
Loja recomendada Fast Shop, por R$ 2.066,00 à vista.
Mascote da Universidade de Oregon celebra com os fãs após partida do campeonato colegial de futebol americano
Soldado alemão vestido de Papai Noel se posiciona sobre tanque durante patrulha no norte do Afeganistão.
Trabalhadores limpam 'National Grand Theatre', teatro chinês apelidado de "Ovo".
Aurora, fêmea de urso polar, rola pelo chão durante visitação do público em zoológico da Rússia.
Ativistas de organização contra o uso de peles de animais protestam na praça 'Sant Jaume' na região central de Barcelona.
Passageiros esperam no aeroporto de Barajas, em Madri. A situação aérea na Espanha entrou em estado de alerta devido à paralizaçào dos controladores de tráfego do país.
Abaixo você confere a imagem de uma condensação Prandtl-Glauert envolvendo um bombardeiro B1-B. Mais Imagino se não seja possível que meteoritos em reentrada na atmosfera não acabem gerando condensações dessa natureza, e que sejam eventualmente confundidos com discoz voadores. Ou não, seriam de fato discos voadores.
Era uma vez um corvo que passava os dias sentado numa árvore, sem fazer nada.
Um coelhinho viu corvo e perguntou-lhe:
"Posso ficar todo o dia sentado contigo sem fazer nada?"
E o corvo respondeu-lhe: "Claro, porque não?"
Então o coelhinho sentou-se no chão por baixo do corvo, e descansou.
De repente apareceu uma raposa matreira, saltou em cima do coelho, e comeu-o.
Moral da História:
Para estares sentado sem fazer nada, tens de estar sentado muito, muito alto.
Lição n.º 2
Uma vez estava um peru na conversa com um touro:
"Adoraria conseguir subir ao ramo mais alto daquela árvore," suspirou o peru, "mas não tenho energia suficiente."
"Porque que não bicas algum do meu estrume?", perguntou o touro. "Está cheio de nutrientes."
O peru debicou um pouco de bosta, e descobriu que de facto aquilo lhe deu forças suficientes para chegar ao primeiro ramo da árvore.
No dia seguinte, após comer mais um pouco de bosta, chegou ao segundo ramo da árvore. Depois de alguns dias estava finalmente empoleirado no ramo mais alto da árvore.
Rapidamente foi visto por um caçador, que atirou nele e o matou.
Moral da História:
Comer bosta pode-te levar ao topo, mas não te mantém lá.
Lição n.º 3
Uma vez um passarinho voava para o Sul para lá passar o Inverno.
Estava tanto frio, que o passarinho congelou e caiu no meio dum campo.
Enquanto ele jazia ali, imóvel, passou uma vaca e deixou-lhe cair em cima uma bosta.
O passarinho gelado, no meio do monte de estrume, começou a aperceber-se que estava a ficar mais quente. O estrume estava a aconchegá-lo! E ele ficou ali, quentinho e feliz, tão feliz que começou a cantar de alegria.
Um gato que passava ouviu cantar e foi investigar. Seguindo o som, o gato descobriu o passarinho debaixo do estrume, desenterrou-o, e comeu-o.
A moral desta História é:
1) Nem todos que te põem na merda te querem mal;
2) Nem todos os que te tiram da merda são teus amigos;
3) Quando estiveres enterrado na merda, mantém a boca fechada.
Lição n.º 4
Uma organização é como uma árvore cheia de macacos, todos em diferentes ramos e a diferentes níveis, uns subindo, outros passeando de um lado para o outro, e outros simplesmente sem fazer nada...
Os macacos do alto olham para baixo e vêem uma árvore cheia de rostos sorridentes...
Os macacos de baixo olham para cima e tudo o que vêem é uma árvore cheia de...
Bem, vocês já perceberam a ideia.
Lição n.º 5
O "Teorema do Ordenado" de Dilbert estabelece que:
"A ignorância é o caminho mais curto para a riqueza"
É possível demonstrá-lo matematicamente a partir dos dois postulados
seguintes com os quais com certeza concorda:
1º Postulado: "O conhecimento é poder"
2º Postulado: "O tempo é dinheiro"
Todos conhecemos o seguinte axioma da Física:
Poder (Potência) = Trabalho/Tempo
Como Conhecimento = Poder
Teremos Conhecimento = Trabalho / Tempo
E como Tempo = Dinheiro
Temos que Conhecimento = Trabalho / Dinheiro
Portanto: Dinheiro = Trabalho / Conhecimento
Assim, se "Conhecimento" se aproxima de zero, "Dinheiro" tende para o
infinito, independentemente da quantidade de trabalho feito.
Nada em mim foi covarde, nem mesmo os atos inconseqüentes! Desistir ainda que nao pareça é um grande gesto de CORAGEM!
O que cada dia fica mais claro, é que devemos permitir que pessoas que já tiveram grande sentido na existência das nossas vidas, vão agora participar de outras relações, e esta é a beleza da vida: nos encontramos com as pessoas, trocamos, e depois nos desligamos, para ficarmos abertos a outros relacionamentos.
É um conceito triste mas verdadeiro e vivo em cada um de nós.
ÁREA: 7.682.300 km² CAPITAL DA AUSTRÁLIA: Canberra POPULAÇÃO : 21 milhões MOEDA: dólar australiano PRINCIPAIS CIDADESSydney, Melbourne, Brisbane, Perth , Adelaide , Newcastle , Canberra. NOME OFICIAL : COMUNIDADE DA AUSTRÁLIA (Commonwealth of Australia). NACIONALIDADE: australiana DATA NACIONAL: 26 de janeiro (Dia da Austrália, chegada dos primeiros navios ingleses no ano de 1788). LOCALIZAÇÃO: sudoeste da Oceania FUSO HORÁRIO: + 13 horas em relação à Brasília CLIMA DA Austrália : árido tropical (maior parte), subtropical (SE), tropical (N e NO), mediterrâneo (S) COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO: europeus meridionais e setentrionais 95%, asiáticos 3,5%, grupos étnicos autóctones - aborígenes 1,5% (censo de 1996). IDIOMAS: inglês (oficial ) RELIGIÃO: cristianismo 74% (católicos 27,3%, anglicanos 23,8%, Igreja Unitária e Metodista 8,2%, presbiterianos 4,3%, outros protestantes 7,6%, ortodoxos 2,8%), islamismo 0,9%, budismo 0,8%, judaísmo 0,4%, hinduísmo 0,3%, sem filiação 12,9%, outras 10,7% (censo de 1991)
A Austrália é o maior país da Oceania, banhado pelo oceano Índico, o país é um conjunto de ilhas onde a maior delas é chamada de continente-ilha devido ao seu tamanho. Sua colonização se deu há somente 2 séculos por europeus, principalmente ingleses e irlandeses.
População Aproximadamente 21 milhões de pessoas vivem na Austrália, apesar de Aborígenes terem habitado o território há vários séculos atrás, hoje em dia eles apenas representam 1% da população. A Austrália é um país de vários imigrantes, principalmente descendentes dos colonizadores ingleses e irlandeses que são a grande maioria da população. Outros grupos de imigrantes com uma população considerável são: Chineses, Vietnamitas, Italianos, Gregos e Alemães. A Comunidade brasileira na Austrália não é muito grande, com cerca de 4.650 (senso 2001), mas vêm em uma crescente considerável.
Clima
O clima na Austrália possui uma grande diversidade. Enquanto um terço do norte do continente está no trópico e é quente quase o ano inteiro, o interior é árido e seco. As costas temperadas do sudeste são as mais populosas do país. Geralmente, o verão acontece entre dezembro e fevereiro, e o inverno entre junho e agosto. As temperaturas podem variar muito dependendo da época do ano, mudando de acordo com a estação, desde altas temperaturas até 50°C abaixo de zero. Nas maiores cidades Australianas as chuvas são raridade, mas quando chegam costumam causar estragos devido ao grande volume de água. O ótimo clima do país é bem semelhante ao do Brasil, e é um dos principais fatos de, nos últimos anos, atrair cada vez mais brasileiros na Austrália.
Culinária
Os hábitos alimentares na Austrália são bem semelhantes aos do Reino Unido, mas com o passar do tempo a sua culinária foi sofrendo influências de comidas asiáticas e ingredientes da região, tomando suas próprias características. Os australianos utilizam bastante os produtos locais disponíveis, principalmente os frutos do mar e carnes. Dentre as comidas que são mais consumidas no dia a dia da Austrália destacam-se: Tortas salgadas (Pie), que podem ser encontradas em vários sabores (A mais comum é carne), Fish and Chips, que é o típico prato inglês com peixe e batata frita, purê de batata, e alguma opção de carne com vegetais. Hambúrgueres e churrascos também são muito comuns.
Geografia
A Austrália mede cerca de 4000 km de leste a oeste e 3200 km de norte a sul. Grande parte de seu território é plano, árido e esparsamente habitado. Suas diversas praias banhadas pelo oceano indico é um ótimo exemplo da geografia australiana que pode-se dividir em três grandes zonas: a grande Cordilheira a extender-se desde a península do Cabo York até o Estreito de Bass, prolongando-se até a ilha da Tasmânia. Esta zona está formada por planaltos cortados por profundos e formosos vales, sendo o mais elevado a parte meridional; a Zona Central da Austrália caracteriza-se pelas vastas terras baixas, as quais constituem grande parte da bacia do rio Murray e do Lago Eyre. Aqui encontram-se o grande Deserto de Gibson, o grande Deserto de Areia e o grande Deserto Vitória. Finalmente, na Região do Oeste extendem-se uma série de planaltos com uma altitude média de 400 ou 500 m. com amplas zonas desérticas.
Custo de vida
A moeda na Austrália é o dólar australiano que é bem estável. O custo de vida depende muito da cidade e da região, mas em um panorama geral é bem razoável. A acomodação é, na maioria das vezes, a grande vilã do aumento do custo de vida, gasta-se muito com aluguel. Os custos com transporte e alimentação não pesam tanto no orçamento mensal. Por exemplo uma pizza grande sai por aproximadamente 8 dólares e uma passagem de ônibus sai por mais ou menos 2,10 dólares. O Salário mínimo na Austrália é de 13,21 dólares por hora, nos trabalhos menos qualificados.
Brasileiros que vão à Austrália, seja visitar, estudar ou trabalhar, necessitam de visto. O visto pode ser adquirido junto a embaixada Australiana no Brasil, o requisitante deverá apresentar os documentos requisitados pela embaixada, além de prova financeira de que tem condições de bancar a viagem, bem como demonstrar que tem vínculos com o Brasil. O visto de turismo normalmente é de 90 dias,(existe também um visto de longa estadia que é de 180 dias) e para pessoas que vão estudar por um tempo inferior a esses 90 dias, não necessitam de um visto especial para estudo. Lembrando que este visto não dá o direito a trabalho. Já para visto especial de estudante (que é para cursos com duração superior a 14 semanas), os estudantes estrangeiros podem trabalhar legalmente até no máximo 20 horas semanais durante o período acadêmico.
Veja o endereço da embaixada e consulados da Austrália:
Embaixada
Endereço: SES Av. das Nações, Qd. 801, conj. K, lote 7, Brasília, DF, CEP: 70200-010 Telefones: 0/xx/61/3226-3111 Fax: 0/xx/61/3226-1112 E-mail: embaustr@dfat.gov.au Site:www.brasil.embassy.gov.au
Capital: Wellington População: 4 milhões (estimativa 2003) Moeda: Dólar da Nova Zelândia Nome Oficial: Nova Zelândia Nacionalidade: neozelandesa Data Nacional: 26 de setembro (Declaração da Independência) Governo: Monarquia parlamentarista Localização: região sul da Oceania Principais Cidade: Auckland, Christchurch, Wellington e Hamilton. Densidade Demográfica: 14,9 hab./km2 Fuso Horário: + 15h Idioma: inglês (oficial) Religião: 56,3% (anglicanos 22,4%, presbiterianos 15%, católicos 14,8%, metodistas 4,1%), sem filiação 19,7%, outras religiões 24% COMÉRCIO: das 9h às 17h30 BANCOS: das 9h às 16h30
Kiwi(foto) é o passáro típico da Nova Zelândia, que originou o nome da fruta mundialmente famosa.
Considerada a capital mundial dos esportes radicais a Nova Zelândia tem uma grande diversidade natural com, montanhas verdes, vulcões, paisagens nevadas e corredeiras, as duas ilhas que formam a Nova Zelândia possuem as características ideais para a prática de quase todas as modalidades de esportes de natureza. Criadores do bungee junping os neozelandeses tiveram quase que uma ajuda da natureza para tal Já que os desfiladeiros e penhascos de origem vulcânica são quase que perfeitos para esporte com queda livre.
População
Aproximadamente 4 milhões de habitantes vivem na Nova Zelândia 78% dessa população são formadas por descendentes europeus, que ainda tem 13% de nativos e 5% de polinésios. Os principais grupos imigrantes são Chineses (1.3%) e Indianos (1%), a população brasileira na Nova Zelândia é pequena, apesar de haver um grande número de estudantes brasileiros, Segundo a Brazilian Educational & Language Travel Association, a Nova Zelândia recebe atualmente cerca de 1,5 mil estudantes brasileiros por ano.
Clima
O clima na Nova Zelândia é bem razoável, no verão o clima parece muito com o clima tropical, um pouco mais instável. No inverno, dependendo do ano pode-se chegar a temperaturas negativas, principalmente na ilha do norte, e a neve pinta as montanhas com a cara do inverno, (em alguns casos não só as montanhas). As estações de transição, primavera e outono são bem amenas, um friozinho leve e agradável.
Culinária
A culinária neo-zelandesa combina influências britânicas com as raízes culinárias Maoris. Assim, são freqüentemente utilizados frutos e vegetais nativos da região, sobretudo o Kiwi e o Kumara, um tubérculo semelhante à batata-doce. A abundância de peixe, marisco, moluscos e bivalves está patente na enorme variedade de pratos que tem estes ingredientes como base. Alguns pratos típicos são: - Hangi Maori – Carnes e vegetais cozidos a vapor - Roast Hogget – Carne de Ovelha, assada com batatas e outros legumes. - Pavlova - A mais conhecida de todas as sobremesas neozelandesas, é um merengue com chantilly e fruta fresca.
Geografia
A geografia da Nova Zelândia é uma atração a parte, com uma diversidade natural muito grande encontra-se de quase tudo no território: montanhas, picos, rios, praias, vulcões, cachoeiras etc. A Nova Zelândia é formada por duas ilhas principais a ilha do Norte e a ilha do Sul. A Ilha Sul é a maior massa de terra e está dividida ao longo do seu comprimento pelos Alpes do Sul, cujo maior pico é o Monte Cook com 3.754 metros. Na Ilha Sul há dezoito picos com mais de três mil metros de altitude. A Ilha Norte é menos montanhosa do que a Sul mas está marcada por vulcanismo. A Ilha Norte é menos montanhosa do que a Sul mas está marcada por vulcanismo, a montanha mais alta, Ruapehu (2.797 metros) é um cone vulcânico ativo. Pelo fato das ilhas neozelandesas estarem isoladas, as paisagens do país são bem diferentes, quase únicas. O curioso é que os animais das ilhas também são bem únicos, a começar pela ausência de mamíferos terrestres (apenas alguns morcegos). O kiwi é uma pássaro típico (daí o nome da fruta, pela semelhança com o pássaro). A Nova Zelândia é também a residência do tuatara, uma espécie antiga de réptil, e do weta, um insecto que pode atingir mais de 8 centímetros de comprimento, dentre outros bichos diferentes.
Custo de vida
O custo de vida na nova Zelândia é razoável, tudo irá depender do padrão de vida que se leva. Encontra-se coisas realmente baratas, e também coisas de melhor qualidade são bem menos econômicas. Como na maioria dos lugares o aluguel é o maior gasto de todos. O salário mínimo na Nova Zelândia é de 12 NZ$/hora. Veja alguns exemplos de preços no país. Um bom restaurante: entre NZ$25 e NZ$30 refeição Promoção do Mcdonalds: 8 NZ$ Big Mac: 3,60 NZ$ Prato de comida chinesa: 9 NZ$ Cinema: NZ$14,00 (há opções para estudantes) Academia: aproximadamente N$100 por mês Pizza grande: em torno de 8NZ$ Maço de cigarro: 10NZ$ (preços aproximados, sujeitos a alterações)
Brasileiros que visitam a Nova Zelândia não necessitam de visto especial, a permissão é concedida no momento do desembarque do passageiro, este visto é válido por até 90 dias, possibilitando ainda ao solicitante estudar em território neozelandês, desde que o curso seja de duração inferior ao aos 90 dias do curso. Pessoas que irão estudar em cursos de duração superior, deverão solicitar um visto especial para estudante, junto a embaixada neozelandesa no Brasil, o mesmo para outros tipos de visto como trabalho e negócios. Por favor visite o site da embaixada para maiores informações: http://www.nzembassy.com/home.cfm?l=113&c=44
CANADA
Capital: Ottawa Principais cidades:Ottawa, Edmonton, Winnipeg, Toronto, Quebec, Montreal, Halifax e Vancouver. Idioma: Inglês e francês (oficiais) População: 31,1 milhões de pessoas Religião: cristianismo 83,5% (católicos 45,2%, protestantes 36,4%, ortodoxos 1,9%), judaísmo 1,2%, islamismo 0,9%, sem filiação 12,5%, outras 1,9%. Clima: temperado continental (maior parte), subpolar (N), de montanha (região das Montanhas Rochosas, O) Moeda: Dólar canadense Horário bancário: Das 9h às 17h. Fuso Horário principal: -2 horas em relação à Brasília (sem horário de verão) Carteira de Habilitação:É aceita a licença brasileira (por 3 meses). Data Nacional: 1º de julho Principal Jornal: The global and Mail (Toronto)
Alguns dados coletados no site superpesquisa.com
População
O Canadá é um pais imenso, é o segundo maior país do mundo, ele ocupa um espaço de 9,984,670 km². Mas uma população de apenas 31,714,000 milhões de pessoas, que é bastante pequena em relação ao território. Uma grande parte da população Canadense é de descendência Britânica. Mais ou menos sete milhões de Canadenses têm ancestrais Escoceses ou Irlandeses. Os Franceses são 22% da população e até hoje a cidade de Montreal é a segunda maior cidade de língua francesa, depois de Paris. Outros grandes grupos étnicos são; os Alemães, Italianos, Ucranianos, Holandeses, Gregos, Poloneses, Portugueses, Escandinavos e muitas outras nacionalidades. Mais recentemente, nesse último século houve muita migração por parte de asiáticos, especificamente os Chineses de Hong Kong. (hoje são mais de 1 milhão) Igualmente houve nas últimas décadas um grande fluxo de refúgios de vários países. O Canadense é um povo bem receptivo e educado, estão acostumados com estrangeiros por perto, pois o país foi construído e habitado por estrangeiros. As cidades são limpas, seguras e amigáveis. Exceto pelo o fator climático, a adaptação ao país e bem fácil, pessoas gentis e abertas que fazem do país um ótimo ambiente.
Geografia
Olhando para a geográfia do Canadá, podemos ver de tudo. Do oceano Atlântico ao Pacifico as 10 províncias e 3 territórios possuem vales, lagoas de (30km² – 10000km²), rios, montanhas até 5 951 metros (quase 6 000) de altura e outras mais antigas que têm mais de 3,5 milhões de anos de idade. Existe cachoeiras, praias, geleiras, tundras, desertas de neve e gelo, florestas boreais e "Rainforest" e os mais variados tipos de clima.
Clima
O país vive num ritmo de quatro estações aonde que cada uma chega a um período e rigor diferente em cada província. O verão pode ser abafado e muito quente (até 40ºC) em determinada região, o outono cheio de cores vivas antes da chegada do inverno que em algumas regiões somente neva poucas vezes no ano(e há mais chuva), mas na maioria do país pode cair em um único dia de inverno mais de 30 cm de neve. E finalmente a primavera às vezes cheio de neve, umidade, mas outras vezes seca e quente sempre com uma explosão de vida antes do verão.
Culinária
“O que se come no Canadá?” Isto é uma pergunta muito comum. A culinária Canadense hoje em dia é uma mistura de várias cozinhas do mundo. Ela tem influência da culiária; Italiana, Chinesa, Grega, Indiana, Vietnamita, Tailandêsa, Japonesa, Libanesa, Árabe, e principalmente culinária Britânica, Francesa e Americana. E encontra-se todas essas opções de comida nas grandes cidades Canadenses. Mas na verdade a comida Canadense tradicional, apesar de não ser mais tão comum, é uma fusão de técnicas de culinária moderna com ingredientes bem Canadenses, como frutinhas vermelhas ; blueberries, cranberries, blackberries, saskatoon berries. Vários tipos de legumes selvagens como fiddleheads, abóboras, a muitas carnes selvagens como; viado, búfalo, caribou, bison, moose(alce), pato, codorna,(litorânia) salmão, lagosta, peixes como Arctic-Char e Halibut, arroz selvagem, maple syrup (Xarope de syrup, seiva retirada da árvore típica do Canadá) ,e produtos locais como; cerveja, “Ice wine” (vinho feito com uvas quase congeladas) , queijos etc. Dentre os pratos Canadenses mais consumidos destacam-se: Panquecas com Maple Syrup, Poutine (batatas fritas com molho de carne), Tortas de Carne(Meat Pie), Beaver tail (Grande massa frita, doce ou salgada) dentre outros.
Custo de Vida
O custo de vida no Canadá, assim como no Brasil, depende da cidade que se escolhe. Existem as cidades com um custo de vida mais alto e também mais baixo. Em um panorama geral o Canadá é um país com o custo de vida tranqüilo comparado a países com o custo de vida bem elevado como Inglaterra e Japão. O transporte e moradia são os vilões do custo de vida, mas sempre há alternativas, como usar transporte alternativo no verão ou dividir um apartamento com alguém. O salário mínimo varia de província para província mais é em torno de 8 dólares canadense por hora. Se sustentar no Canadá não é um grande problema.
Na hora de fazer compras no Canadá, é bom ficar bem atento aos preços exibidos nas lojas. Estes preços são valores sem os acréscimos das taxas governamentais, e na hora de pagar, o preço inicial do produto pode subir bastante somado a essas taxas. Os valores das taxas variam de província para província, em Ontário por exemplo se paga 5% de GST (Goods and Service Taxes) + 8% PST (Provincial Sales Taxes) totalizando um acréscimo de 13% ao valor do produto. Por exemplo, se uma pessoa quer comprar uma televisão que viu em um site por C$ 299,00 pagará ao final das contas cerca de C$ 337,00, somando os 13% de taxas do governo. Também é bom lembrar que essas taxas, em alguns casos, podem ser reebolsadas. Isto é possível para pessoas que moraram ou moram temporarimente no país e que sejam legais no Canadá. Maiores informações acesse http://www.2ontario.com/traveltips/tips22.asp
Visto
Brasileiros que vão para o Canadá necessitam de um visto que é emitido em território Brasileiro pelos órgãos Canadenses responsáveis. A Solicitação do visto pode ser feita pelo correio (ou despachante), e se a embaixada sentir necessidade, uma entrevista será feita por telefone. Estudantes não precisam de visto especial se forem estudar por menos de 6 meses, acima deste período o estudante deve solicitar uma permissão para estudo. O Canadá é um país aberto a imigração, mas ele buscam um determinado perfil de pessoas que os interessam. Saiba mais.
Cuidados para não ter o visto negado. Primeiro deve se entender que pessoas na idade de risco( 20 a 35 anos) sem vínculo no Brasil são possíveis imigrantes ilegais para o governo de países como Canadá. Então, na hora da solicitação do visto, deve-se provar que, por vários motivos, a pessoa retornará ao Brasil no término do visto. Para isso deve-se apresentar o maior número de vínculo possível. Vínculo trabalhista, estudantil, familiar e bens materiais são os principais motivos desejados pela embaixada canadense.
Video
Embaixada Endereço: SES - Av. das Nações, Qd. 803, lote 16, Brasília, DF, CEP: 70410-900 Telefones: 0/xx/61/3424-5400 Fax: 0/xx/61/3424-5490 E-mail: brsla@international.gc.ca
Consulados Setor Consular da Embaixada Endereço: SES - Av. das Nações, Qd. 803, Lote 16, Brasília, DF, CEP 70410-900 Telefones: 0/xx/61/3424-5400, 0/xx/61/3424-3330 e 0/xx/61/3424-3301 Fax: 0/xx/61/3424-5490 e 0/xx/61/3424-5491 E-mail: brsla-cs@internacional.gc.ca Site:www.canada.org.br
Consulado-Geral em São Paulo Endereço: Av. Nações Unidas 12901 16º andar, Brooklin, São Paulo, SP, CEP 04578-000 Telefones: 0/xx/11/5509-4321 Fax: 0/xx/11/5509-4260 E-mail: consular@canada.org.br, spalo@internacional.gc.ca
Consulado Honorário em Belo Horizonte Endereço: Rua da Paisagem 220, 3º andar, Vila da Serra, cep 30123-970 Telefones: 0/xx/31/3047-1225 Fax: 0/xx/31/3289-2150 E-mail: consul.belo@canada.org.br Site:www.canada.org.br
ESTADOS UNIDOS
DADOS PRINCIPAIS ÁREA: 9.372.614 km² CAPITAL: Washington POPULAÇÃO: 295 milhões (estimativa 2006) MOEDA: dólar norte-americano ( US$ ) NOME OFICIAL : Estados Unidos da América ( United States of America ). NACIONALIDADE: norte-americana ou estadunidense DATA NACIONAL: 4 de julho LOCALIZAÇÃO: centro da América do Norte FUSO HORÁRIO: - 2 horas em relação à Brasília CLIMA DOS ESTADOS UNIDOS : temperado continental (L), subtropical (SE), de montanha (centro e Montanhas Rochosas), árido tropical (SO), mediterrâneo (costa O), árido frio (NO). PRINCIPAIS CIDADES: Nova York, Los Angeles; Chicago, Houston, Boston, Filadélfia, Washington DC, São Francisco, Miami, Detroit. IDIOMAS: inglês (oficial ). RELIGIÃO: cristianismo 85,3% (protestantes 57,9%, católicos 21%, outros cristãos 6,4%), judaísmo 2,1%, islamismo 1,9%, sem filiação 8,7%, outras 2% (em 1995).
População
Aproximadamente 295 milhões de habitantes. A população é bem diversificada o que se deu pelo fato do país ser formado por imigrantes e cada vez mais recebeu pessoas de diferentes localidades. Há muitos imigrantes residindo no país, dependendo do estado eles estão em maior número do que o próprio americano de nascimento. Os maiores grupos étnicos presente nos Estados Unidos são:Brancos, Negros, Nativos americanos, Asiáticos e Hispânicos.
Clima
O clima nos Estados Unidos varia muito de região para região o que fica quase impossível um definição geral pro país. O país possui diferentes definições climáticas que pode ser clima sub-tropical, mediterrâneo, temperado ou até mesmo polar (no Alasca). As estações são, na maioria dos lugares, muito bem definidas. Inverno frio e verão quente. Ao sul do País, em estados como Texas e Louisiana há muitos fenômenos naturais causados pelo clima, como Furacões, maremotos e em outros lugares como Califórnia os terremotos não são muito incomuns.
Culinária
A culinária americana é conhecida no mundo todo, o que na verdade é uma mistura de várias comidas do mundo. Como quase tudo nos EUA a culinária varia de região para região. A cultura dos enlatados e do fast food, também nasceu no país. O que se destaca dentre as comidas mais consumidas são: Café da manhã americano com ovos e bacon, panqueca, pasta de Amendoim, Hambúrguer e outros sanduíches, o grande consumo de café, condimentos, Milk-shakes, e outros tipos de sorvetes.
Geografia
Os Estados unidos possuem o quarto maior país em extensão territorial, ficando atrás apenas da Rússia, Canadá e China, são 50 estados no total e como todo grande país sua geografia e bem diversificada. Encontra-se grandes rios, como o Mississipi, pantanais, Montanhas Rochosas, Desertos etc. Algumas belezas da Geografia Americana são mundialmente famosas como o Grand Canyon, no Arizona, que é um espetáculo da natureza que foi formado ao longo dos anos pelo Rio Colorado, o parque conta com gigantescos penhascos e buracos formado no passado pelo Rio que tem 500 quilômetros de extensão.
Visto
Quem vai aos Estados Unidos a trabalho, estudo ou Turismo necessita solicitar um visto junto aos órgãos encarregados. Além dos documentos necessários pedidos pela embaixada, o solicitante deverá participar de uma entrevista feita na embaixada ou consulado, que deverá ser agendada com antecedência. Esse agendamento poderá ser feito no site especializado.
Pedir o visto de entrada para os Estados Unidos requer meses de antecedência, dinheiro no bolso e uma boa dose de paciência. Quem tiver os três, passará por uma longa romaria que inclui ligações telefônicas, preenchimento de formulários, visitas a um banco específico, horas em filas e uma temida entrevista que é pouco agradável. E não espere que alguém sorria para você. Em nenhum momento o postulante consegue um olhar simpático que seja. Após os atentados de 11 de setembro de 2001, o governo norte-americano endureceu as já rígidas regras de entrada no país. Se antes a preocupação principal era com possíveis imigrantes ilegais, agora o país também procura potenciais ameaças terroristas. Isso significa que todos os estrangeiros se transformaram em suspeitos até que provassem o contrário.
A principal razão para ter um visto negado é a incapacidade de comprovar vínculos suficientemente fortes com o Brasil, o que, para o governo norte-americano, é quase sinônimo de que o requerente prentende imigrar para os EUA. -Cuidados para não ter o visto negado. Primeiro deve se entender que pessoas na idade de risco 20 a 35 anos sem vínculo no Brasil são possíveis imigrantes ilegais para os governos de países como Estados Unidos, então na hora da solicitação do visto, deve-se provar que, por vários motivos, A pessoa retornará ao Brasil no término do visto. Para isso deve-se apresentar o maior número de vínculos possíveis. Vínculo trabalhista, estudantil, familiar e bens materiais são os principais motivos desejados pela embaixada Americana. Pessoas com todos esse vínculos acima dificilmente terão o visto negado. Maiores informações: Clique aqui
Custo de Vida nos Estados Unidos vai depender da região, cada estado possui algumas diferenças nas leis (inclusive trabalhistas), o que interfere no custo de vida. Cidades grandes, por exemplo, têm custos mais elevados, especialmente com transporte e moradia, mas ganha-se um pouco mais pra compensar. No geral os Estados Unidos é um país onde não é muito difícil sustentar-se, e fazendo algumas economias até uma boa poupança fica possível. A moeda é o Dólar americano que é uma moeda bem estável.
Na hora de comprar ou consumir alguma coisa nos Estados Unidos é bom ficar atento as conversões de medidas que é bem diferente das medidas usadas no Brasil.
Tabela de Conversão
Roupas e Sapatos
Ternos
EUA
36
38
40
42
44
46
48
Brasil
46
48
50
52
54
56
58
Camisas Masculinas
EUA
14
14
15
15
16
16
17
Brasil
36
37
38
39
41
42
42
Blusas Femininas
EUA
32
34
36
38
40
42
44
Brasil
40
42
44
46
48
50
52
Vestidos
EUA
10
12
14
16
18
20
-
Brasil
0
1
2
3
4
5
-
Sapatos Masculinos
EUA
6
7
8
9
10
11
12
Brasil
39
40
41
42
43
44
45
Sapatos Femininos
EUA
5
6
7
8
9
10
-
Brasil
36
37
38
39
40
41
-
Comprimentos: 1 jarda (yard) = 90 cm 1 pé (foot) = 30,48 cm 1 polegada (inch) = 2,54 cm 1 milha (mile) =1,6 km 1 m = 39,37 polegadas 1 cm = 0,39 polegadas 1 km = 0,62 milhas Pesos 1 libra (pound) = 0,45 kg 1 kg = 2,22 libras Volumes 1 galão (gallon) = 3,7811 1 litro = 0,26 galões
Veja a lista de embaixadas e consulados dos Eua no Brasil:
Embaixada Endereço: SES - Av. das Nações, Qd. 801, lote 3, Brasília, DF, CEP 70403-900 Telefones: 0/xx/61/3312-7000 Fax: 0/xx/61/3312-7676 Site:www.embaixada-americana.org.br
Consulados Consulado-Geral no Rio de Janeiro Endereço: Av. Presidente Wilson, 147, Castelo, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20030-020 Telefones: 0/xx/21/2292-7117
Consulado-Geral em São Paulo Endereço: Rua Henri Dunant, 500, Chácara Santo Antônio, São Paulo, SP, CEP: 04709-110 Telefone: 0/xx/11/5186-7000
ÁREA: 244.100 km² CAPITAL: Londres POPULAÇÃO: 60,58 milhões (estimativa 2006) MOEDA: libra esterlina NOME OFICIAL : Reino Unido da Grã-Betanha e Irlanda do Norte NACIONALIDADE: britânica DATA NACIONAL: primeira quinzena de junho (aniversário da rainha). FUSO HORÁRIO: + 3 horas em relação à Brasília CLIMA DO REINO UNIDO : temperado oceânico. PRINCIPAIS CIDADES:Londres, Birmingham, Leeds, Glasgow, Sheffield, Manchester, Brighton, Liverpool, Edimburgo, Belfast. COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO: ingleses 82%, escoceses 10%, irlandeses 2%, galeses 2%, outros 4% (1996). (censo de 1996). IDIOMAS: inglês (oficial), galês (País de Gales), gaélico (Irlanda do Norte e Escócia) RELIGIÃO: cristianismo 80%
O Reino Unido é composto de 4 países, Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales, Esses países possuem leis comuns que vêm de um processo histórico/geográfico, inclusive com leis de imigração parecidas (veja abaixo).
Maiores informações acesse um dos países do Reino Unido, clicando acima.
Imigração (visto) Brasileiros que visitam o Reino Unido não necessitam de visto antecipado, o visto é concedido no momento que se desembarca no país. Existem casos de pessoas que tiveram a permissão de entrada no país negada e tiveram que retornar para o país de onde vieram ou para o país aonde vivem. Para que isso não aconteça disponibilizamos algumas dicas para não tornar a sua viagem internacional um pesadelo.
Lembrando que a idade entre 20 e 35 anos é uma idade de risco migratório.
Fazer turismo sozinho é um pouco incomum para as leis de imigração, por isso é bom ter informações turísticas sobre o lugar que se visita caso for viajar sozinho. (ninguém visita um lugar sem ter nem um tipo de noção do que irá encontrar)
Ter passagem de volta.
Ter reserva em Hotel.
Ter dinheiro suficiente para o tempo que irá permanecer no país.
Documentos que comprovam vínculos no Brasil também é uma boa ter em mãos. (comprovantes de renda, trabalho, estudo etc.)
Outra dica boa é chegar de vôo de conexão ao invés de vôo direto do Brasil (além de ser mais difícil ser barrado, se tudo der errado a pessoa pode optar por um retorno ao país de origem ao invés de ser mandado de volta para o Brasil)
Falar inglês, espanhol também pode ser um ponto a favor.
Para estudante é essencial que esteja com a carta de aceitação da escola onde irá estudar, assim como as datas de início e término das aulas. E seguir as dicas acima.(Um pré visto para estudante facilita ainda mais a entrada. Mais informações na embaixada britânica os endereços estão postados a baixo) Para outros tipos de visto, que não seja de turista e estudante, a melhor opção é procurar a embaixada do Reino Unido no Brasil que orientará o melhor procedimento de aplicação. Confira abaixo a lista das embaixadas e consulados mais perto de você:
Consulados Setor Consular da Embaixada Endereço: SES - Av. das Nações, Qd. 801, conj. K , lote 8, Brasília, DF, CEP 70408-900 Telefones: 0/xx/61/2225-2710 Fax: 0/xx/61/2225-1777
Consulado-Geral em São Paulo Endereço: Av. Paulista, 37, 17o Andar, São Paulo, SP, CEP 01310-000 Telefone: (0xx11) 3094-2700 Fax: (0xx11) 3094-2717 E-mail: saopaulo@gra-bretanha.org.br Site: www.gra-bretanha.org.br
Consulado-Geral no Rio de Janeiro Endereço: Praia do Flamengo, 284, 2º andar, Rio de Janeiro, RJ, CEP 22210-030 Telefones: 0/xx/21/2555-9600 Fax: 0/xx/21/2555-9672 E-mail: raquel.ferreira@fco.gov.uk / britishconsulaterio@terra.com.br
Consulado Honorário em Belém Endereço: Av. Governador Malcher, 815, Ed. Palladium Center, conj. 410/411, Nazaré, Belém, PA, CEP 66035-900 Telefones: 0/xx/91/3220-0274 Fax: 0/xx/91/3220-0274
Consulado Honorário em Fortaleza Endereço: Praça da Imprensa, s/º, A/C Grupo Edson de Queiros, Fortaleza, CE, CEP 61139-900 Telefones: 0/xx/85/3244-8888 Fax: 0/xx/85/3244-5824
Consulado Honorário em Manaus Endereço: Rua Parque, 240, Cricket da Amazônia S.A, Manaus, AM, CEP 69075-180 Telefone: 0/xx/92/3237-7869 Fax: 0/xx/92/3237-6437
Consulado Honorário em Porto Alegre Endereço: Rua Itapeva, 110, conj. 505, Ed.Montreal Passo d'Areia, Porto Alegre, RS, CEP 91350-080 Telefones: 0/xx/51/3341-0720
Consulado Honorário em Recife Endereço: Av. Ulisses Montarroyos, 2881, Piedade, Jaboatão dos Guararapes, Recife, PE, CEP 54460-280 Telefones: 0/xx/81/3341-0462
Consulado Honorário em Rio Grande Endereço: Rua Riachuelo 201, térreo (Wilson Sons), Rio Grande, RS, CEP 96200-390 Telefones: 0/xx/53/3233-7700 Fax: 0/xx/53/3231-1530
Consulado Honorário em Salvador Endereço: Av. Estados Unidos, 4, 11º andar, sala 1109, Salvador, BA, CEP 40010-020 Telefones: 0/xx/71/3243-9222 Fax: 0/xx/71/3242-7848
Os endereços e telefones abaixo estão sujeitos a mudanças. É aconselhável checar no site do Itamaraty para atualizações.
HOLANDA
DADOS PRINCIPAIS: Área: 41.526 km² Capital: Amsterdã População: 16,57 milhões (estimativa 2007) Moeda: Euro Nome Oficial: Reino dos Países Baixos Nacionalidade: neerlandesa ou holandesa Data Nacional: 26 de julho de 1581 (Declaração da Independência) Governo: Monarquia Constitucional Localização: oeste da Europa Principais Cidades: Amsterdã, Roterdã, Assen, Haia, Ultrecht, Maastricht e Eindhoven. Densidade Demográfica: 395 hab./km2 Fuso Horário: + 4h População: neerlandeses 96%, indonésios, guianeses e outros 4% Idioma: neerlandês (oficial) Religião: cristianismo 54% (católicos 33%, Igreja Reformista Holandesa 14%, calvinistas 7%), islamismo 4,1%, hinduísmo 0,5%, sem filiação 39%, outras 2,4%
Os Países Baixos são também, popularmente, mas incorrectamente denominados Holanda, que na verdade são duas de suas doze províncias, a Holanda do Norte e a Holanda do Sul. Os países baixos sitam-se no noroeste da Europa, e são conhecidos assim porque são um dos países mais densamente povoados e geográficamente mais baixos do mundo.
População
Aproximadamente 16 milhões e meio de pessoas vivem nos Países Baixos. É um dos países mais populosos do mundo, devido a sua pequena área territorial. Grandes grupos de imigrantes vivem atualmente na Holanda, dentre eles destacam-se Turcos, Marroquinos e Surinameses (pelo fato de falar a mesma lígua da Holanda). A comunidade brasileira na Holanda também é considerável mais de 17 mil brasileiros vivem hoje na Holanda, segundo dados da embaixada do Brasil no país.
Clima
O clima na Holanda é Marítimo temperado, devido sua a localização geográfica, por isso também venta muito. O verão é bem agradável com temperaturas podendo chegar aos 28 graus. No inverno essa temperatura cai muito, em alguns casos atingindo a temperaturas negativas, mas em uma média o inverno não é o dos mais frios, apenas quando vento é intenso a sensação térmica pode baixar ainda mais. As chuvas também são constantes, na maioria das vezes nas estações de transição.
Culinária
A culinária Holandesa é uma mistura de outras cozinhas do mundo com um toque de ingredientes holandeses, as principais influências são das cozinhas da Alemanha e da Indonésia. Produtos locais são muito usados nas receitas, como produtos lácteos, cereais, carnes, legumes e frutas, peixe e batatas são essenciais na gastronomia do país. Alguns pratos típicos que se destacam são: Stroopwafel – Um tipo de “Wafel”(tipo de biscoito) Holandês servido com Syrup (Caldo doce e melado) Kroket – Salgadinho frito recheado de carne, bem conhecido dos brasileiros que tem origem holandesa. Stamppot – O prato consiste em purê de batata, legumes como cenoura, verduras e uma salsicha especial holandesa. Heineken – Mundialmente famosa cerveja Holandesa.
Geografia
A geografia Holandesa apresenta certa diversidade apesar do pequeno território. rios, costa, florestas, palnícies são alguns exemplos do que se pode encontrar.Um aspecto notável do país é o fato de ser extremamente plano. Aproximadamente metade do território fica a menos de 1 metro acima do nível do mar, e boa parte das terras estão de fato abaixo do nível do mar. Em algumas áreas diques protegem os pôlderes para impedir que as águas do Mar do Norte invadam sobre o continente.
Custo de Vida
O custo de vida na Holanda pode ser considerado razoável ou alto, dependendo do ponto de vista, gastando em Reais na Holanda, com certeza os custos vão ser altíssimos, mas para quem trabalha no país, os custos ficam relativamente tranqüilos Gastos com moradia podem ser os maiores gastos do mês, por isso é bom tentar economizar, dividindo apartamento com outras pessoas. Em média gasta-se aproximadamente entre 300 e 500 € por mês de aluguel. Já gastos com alimento e transporte são mais baixos, e existem muitas maneiras de economizar, por exemplo comprando alimentos em grandes supermercados e procurando transportes alternativos como bicicleta.
Brasileiros que vão visitar os Países Baixos por tempo inferior a 3 meses não necessitam de visto, ou melhor, a permissão é concedida no momento do desembarque no país. Essa lei vale para maioria dos países Europeus mas é sempre bom tomar algumas precauções. Veja algumas dicas na hora de passar pela imigração:
Lembrando que a idade entre 20 e 35 anos é uma idade de risco migratório.
Fazer turismo sozinho é um pouco incomum para as leis de imigração, por isso é bom ter informações turísticas sobre o lugar que se visita caso for viajar sozinho. (ninguém visita um lugar sem ter nem um tipo de noção do que irá encontrar)
Ter passagem de volta.
Ter reserva em Hotel.
Ter dinheiro suficiente para o tempo que irá permanecer no país. (pode ser cartão de crédito internacional, e algum "dinheiro vivo")
Documentos que comprovam vínculos no Brasil também é uma boa ter em mãos. (comprovantes de renda, trabalho, estudo etc.)
Outra dica boa é chegar de vôo de conexão ao invés de vôo direto do Brasil (além de ser mais difícil ser barrado, se tudo der errado a pessoa pode optar por um retorno ao país de origem ao invés de ser mandado de volta para o Brasil)
Falar inglês, espanhol(ou a língua local) também pode ser um ponto a favor.
Para visto de estudante, trabalho ou permanência prolongada orientamos a acessar o site da embaixada dos Países baixos (http://www.mfa.nl/brazilie-pt/portal_brazilie_(pt)) , pois para cada aplicação possuem regras distintas e são exigidos diferentes documentos.
Veja a lista da Embaixada Holandesa e seus consulados no Brasil
Embaixada
Endereço: SES - Av. das Nações, Qd. 801, lote 5, Brasília, DF, CEP 70405-900 Telefones: 0/xx/61/3961-3200 Fax: 0/xx/61/3961-3234 E-mail: bra@minbuza.nl Site:www.embaixada-holanda.org.br
Consulados Setor Consular da Embaixada Endereço: SES, Av. das Nações, qd. 801, lote 05, Brasília, DF, CEP 70405-900 Telefones: 0/xx/61/3321-4469
Consulado-Geral em São Paulo Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1779, 3º andar, São Paulo, SP, CEP 01451-912 Telefones: 0/xx/11/3811-3300 Fax: 0/xx/11/3814-0802
Consulado-Geral no Rio de Janeiro Endereço: Praia do Botafogo, 242, 10º andar, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, CEP 22250-040 Telefones: 0/xx/21/2157-5400 Fax: 0/xx/21/2157-5454
Consulado Honorário em Belém Endereço: Av. Claudio Saunders, 1694, Belém, PA, CEP 67030-160 Telefones: 0/xx/91/3255-3194 Fax: 0/xx/91/3255-4966
Consulado Honorário em Curitiba Endereço: Av. Cândido de Abreu, 469, conj. 1606, Centro Cívico, Curitiba, PR, CEP 80530-00 Telefones: 0/xx/41/3353-2630 Fax: 0/xx/41/3352-0854
Consulado Honorário em Fortaleza Endereço: Av. Dom Luiz 880, sala 707/708 Ed. Top Center, Aldeota, Fortaleza, CE CEP 60160-230 Telefones: 0/xx/85/3268-2700 Fax: 0/xx/85/3461-2330
Consulado Honorário em Manaus Endereço: Rua Miranda Leão, 41, Manaus, AM, CEP 69003-901 Telefones: 0/xx/92/3622-1366 Fax: 0/xx/92/3622-1354
Consulado Honorário em Porto Alegre Endereço: Rua Prof. José Salgado Martins, 145, Porto Alegre, RS, CEP 90450-150 Telefones: 0/xx/51/3331-3832 Fax: 0/xx/51/3019-7143
Consulado Honorário em Recife Endereço: Av. Conselheiro Aguiar 1472, sala 142, Recife Trade Center Julião Lins, Boa Viagem, Recife, PE, CEP 51111-011 Telefones: 0/xx/81/3465-6704 Fax: 0/xx/81/3465-1399
Consulado Honorário em Salvador Endereço: Rua Largo de Carmo 04, sala 101, Bairro Santo Antônio, Salvador, BA, CEP 40030-040 Telefones: 0/xx/71/3241-3001 Fax: 0/xx/71/3241-5343
Consulado Honorário em Santos Endereço: Praça Correia de Melo, 9, Centro, Santos, CEP 11013-220 Telefones: 0/xx/13/ 3235-7890 Fax: 0/xx/13/ 3221-4863
Consulado Honorário em Natal Endereço: Rua Francisco Gurgel, 47, Ponta Negra, Natal, RN, CEP 59090-050
JAPÃO
ÁREA: 372.819 km² CAPITAL DO JAPÃO: Tóquio POPULAÇÃO: 127,4 milhões (estimativa 2007) MOEDA DO JAPÃO : iene NOME OFICIAL : Japão ( Nippon ) NACIONALIDADE: japonesa DATA NACIONAL: 11 de fevereiro (fundação do país); 23 de dezembro (aniversário do imperador). LOCALIZAÇÃO: leste da Ásia FUSO HORÁRIO: + 12 horas em relação à Brasília CLIMA do Japão : temperado continental (Norte) e subtropical (Sul) PRINCIPAIS CIDADES: Tóquio, Osaka; Yokohama, Nagoya, Sapporo, Kyoto, Kobe. COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO: japoneses 99%, coreanos 1% (1996). (censo de 1996). IDIOMAS: japonês (oficial) RELIGIÃO: xintoísmo e religiões derivadas 51,3%, budismo 38,3%, cristianismo 1,2%, outras 9,2% (1992) Jornal: O Yomiuri Shimbun jornal de maior circulação no Japão.
População:
Com aproximadamente 127 milhões de pessoas a ilha do Japão é bastante populosa, Em geral, ela é bastante homogênea, sendo quase toda composta por japoneses, com minorias de estrangeiros que vão ao país em busca de emprego e uma vida melhor. Dentre os maiores grupos de imigrantes estão os Coreanos, Chineses, Brasileiros e Filipinos. A comunidade brasileira no japão é de aproximadamente 300 mil brasileiros. (A grande maioria deles são descendentes de japoneses).
O japonês é um povo bem fechado, que respeita muito as leis e são estremamente educados. O japonês moderno é bastante consumista, sempre com seus aparelhos tecnológicos de última geração, fanáticos com video games e desenhos asiáticos. É muito comum encontrar japoneses fantasiados de personagens de desenhos nas ruas das grandes cidades, mas mesmo os jovens japoneses não perderam a ecessecia cultural, que é de respeitar as leis comuns a todos.
Clima
O clima do país é regulado por uma complexa interação do Pacífico, de massas de ar continental e de deslocações frontais, o que provoca freqüentes alterações no tempo, dependendo da estação. Suas quatro estações são bem definidas, com dois períodos chuvosos antes e depois do verão. No inverno, o Japão sofre influência das mais frias massas de ar do mundo, podendo chegar a temperaturas bem baixas, em algumas regiões, as temperaturas médias do inverno é de -8 graus celsius. No verão o clima também é regido pelas massas de ar mais quente do mundo, O clima do Japão, no verão, ao mesmo tempo em que é muito úmido, sofre períodos contínuos de sol relativamente sem chuva.
Geografia
O japão é um conjunto de ilhas, e sua costa é imensa, formada por 4 principais porções de terras (Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kyushu.) e por outras 3 mil pequenas ilhas. Cerca de 75% do país é montanhoso com uma cordilheira no centro das ilhas principais, de forma que as pequenas planícies costeiras se tornam as áreas mais povoadas do país. A montanha mais alta do Japão é o monte Fuji com 3.776 metros de altitude. No japão existem cerca 80 vulcões ativos no e os sismos são muito comuns, ocorrendo mil deles sensíveis por ano. Os rios japoneses são curtos e de águas ligeiras. Atingem o mar pouco depois de sua nascente nas montanhas acima e formam geralmente deltas em forma de leque.
Culinária
A culinária japonesa é bem conhecida no Brasil, seus sushis e sashimis ganharam muita popularidade, especialmente depois da década de 90. Mas esses pratos não são o que os japoneses comem todos os dias (talvez no fim de semana). A base da comida japosesa é o arroz branco, que está presente em quase todos os pratos, o peixe também é muito consumido, assim como vários tipos de sopas. A refeição mais comum, entretanto, é conhecida por ichijū-sansai (一汁三菜; "uma sopa, três acompanhamentos"), ou por sopa, arroz e três acompanhamentos, cada um empregando uma técnica de culinária diferente. Estes acompanhamentos normalmente são peixe cru (sashimi), um prato frito e um prato fermentado ou cozido no vapor -- ainda que pratos fritos, empanados ou agri-doce podem substituir os pratos cozidos. O Ichijū-sansai normalmente se encerra com conservas como o umeboshi e chá verde. A comida japonesa é considerada uma das mais saudáveis do mundo, especialmente por conter muita carne branca, peixe cru, e muitos legumes que é uma combinação bem leve, de fácil digestão.
Custo de vida
O custo de vida no japão é bem elevado, considerado por muitos o mais alto do mundo, fazer turismo no japão é para uma minoria privilegiada, pois até para as pessoas bem de vida no Brasil fica caro. Mas é claro, que tudo é bem relativo, todos os lugares existem alternativas de economia. Para pessoas que trabalham no japão, esse custo caí bastante, o salário é condizente com a realidade do país. A moeda é o Iene que é bem forte e estável. O salário mínimo médio japonês gira em torno de 673 ienes por hora (11% maior que o mínimo americano), e lembrando que o iene japonês possui valorres diferentes do Real e também do dólar.
Brasileiros que visitam o japão necessitam solicitar um visto, junto a embaixada japonesa no Brasil(veja endereços abaixo), este é o visto concedido também para curta permanência, trânsito, visita a parentes e pequenos negócios. Dencedetes de japoneses devem aplicar em um processo especial, que depende do grau de decendência: Nissei (segunda geração), Sansei (terceira geração) e Yonsei (quarta geração). Visto de turismo não dá direito a trabalho renumerado, e o visto de estudante também não, a não ser que tenha uma autorização especial. Veja mais em: Estudar no japão
Video
Veja os endereços da embaixada e principais consulados do Japão no Brasil
Consulado-Geral em Manaus Endereço: Rua Fortaleza, 416, Bairro Anápolis, Manaus, AM, CEP 69057-080 Telefones: 0/xx/92/232-2000 e 0/xx/92/232-8601 Fax: 0/xx/92/232-6073
Consulado-Geral em Porto Alegre Endereço: Rua João Obino, 467, Bairro Petrópolis, Porto Alegre, RS, CEP 90470-150 Telefones: 0/xx/51/334-1299 e 0/xx/51/334-1125
Consulado-Geral em Recife Endereço: Rua Padre Carapuceiro, 733, 14º andar, Ed. Empresarial Center I, Recife, PE, CEP 51020-280 Telefones: 0/xx/81/3465-9115 Fax: 0/xx/81/3465-9140 E-mail: consulado3@br.inter.net
Consulado-Geral no Rio de Janeiro Endereço: Praia do Flamengo, 200, 10º andar, Rio de Janeiro, RJ, CEP 22209-900 Telefones: 0/xx/21/265-5252
Consulado-Geral em São Paulo Endereço: Av. Paulista, 854, Ed.Top Center, 3º andar, São Paulo, SP, CEP 01310-913 Telefones: 0/xx/11/3287-0100
Consulado-Geral Honorário em Belo Horizonte Endereço: Rua Prof. José Vieira de Mendoça, 3011, Bairro Engenho Nogueira, Belo Horizonte, MG, CEP 31310-000 Telefones: 0/xx/31/499-8899
FRANÇA
DADOS GERAIS CAPITAL:Paris PRINCIPAIS CIDADES: Marselha, Lyon, Toulouse, Nice, Nantes, Bordeaux, Strasburgo, Montpellier e Versalhes. GOVERNO: República unitária IDIOMA: Francês LOCALIZAÇÃO: Europa ÁREA: 547 028 Km2 POPULAÇÃO: 64,4 milhões de habitantes ATIVIDADES: indústria, comércio, agricultura, pecuária e pesca, mineração e serviços TEMPERATURA: de 2 a 10ºC no inverno (janeiro), e de 20 a 25ºC no verão (julho) MOEDA: euro COMÉRCIO: em geral, das 8h30 às 19h BANCOS: das 8h30 às 16h30
A França é a terceira economia da Europa (atrás de Alemanha e Reino Unido), e a quinta do mundo, possui uma forte indústria automobilística, de tecnologia da informação, eletrônica e de moda. O turismo também é primordial na economia francesa, já que o país recebe aproximadamente 80 milhões de turistas ao ano, e é o destino mais popular do mundo. Paris é a principal atração, outro destino muito popular é a Costa Azul, ou Riviera Francesa, parte privilegiada do litoral mediterrâneo localizada no sudeste da França. A costa abriga o Principado de Mônaco, e cidades como Nice, Saint-Tropez e Cannes, famosa pelo festival de cinema.
A França é um país muito rico culturalmente, e grande influenciador da cultura atual de todo o mundo. É berço de alguns dos maiores escritores e pensadores como Descartes, Rousseau, Voltaire etc. Durante os últimos séculos deu ao mundo da arte obras de Renoir, Monet, Cézanne, Matisse y Braque, entre outros. Sua gastronomia é muito refinada, a cozinha faz parte do estilo de vida dos franceses, se destacam os queijos e vinhos.
É um país com diversas atrações, conta com belas praias, montanhas, campos, além de possuir um dos maiores patrimônios histórico e artístico do mundo.
.
População
A França possui 64 milhões de habitantes aproximadamente, dos quais 75% vivem em cidades. A capital Paris e sua região metropolitana, conhecida como Île-de-France ou Ilha de França, concentra 11,5 milhões de habitantes, o que a torna uma das maiores do mundo. Outros grandes centros são Marselha e Lyon, ambos com aproximadamente 1 milhão e meio de pessoas aproximadamente.
O país é um dos que mais recebe imigrantes na Europa, principalmente de origem árabe e africana, além de outros países europeus como Espanha, Portugal, Itália e Polônia. A composição étnica é: 85% de franceses, 6,6% de outros europeus, 5,7% de africanos, 3% de asiáticos e 0,6% de americanos. Nas regiões de Paris e Marselha, mais da metade da população menor de 15 anos é de origem africana, fato que está influenciando a cultura do local. A grande imigração ocorreu devido a leis francesas que facilitaram a entrada de habitantes de antigas colônias.
Geografia
A França possui um raio de aproximadamente mil quilômetros de norte a sul e de leste a oeste. O país é banhado pelos oceanos Atlântico, Mediterrâneo, pelo Mar do Norte além do Canal da Mancha, que a separa do Reino Unido. A França possui territórios espalhados por todo o mundo, como é o caso da Guiana Francesa, Martinica, Polinésia Francesa etc. As paisagens variam muito, de planícies costeiras, na parte oeste e norte, até grandes cadeias montanhosas localizadas no sul, (os Pirineus, na divisa com a Espanha), e sudeste (parte dos Alpes). Esta última cordilheira contém o ponto mais elevado da Europa ocidental: o monte Branco, com 4 810 m, localizado na divisa da França com a Itália.
Clima
Ainda que esteja localizada em zona temperada, e possuir é medias anuais entre 9º e 16º, a França tem um clima variado, resultado da combinação de diversas influências. Na região do mediterrâneo, o inverno é mais suave e curto, e o verão é muito quente. Já no centro é diferente, em Paris o inverno é muito rigoroso. A média da cidade em janeiro é de 2,2º.
Culinária
A França tem uma grande tradição gastronômica, e possui uma infinidade de restaurantes fantásticos, e de varias categorias, desde os grandes e clássicos restaurantes de cozinha sofisticadíssima, até os mais simples bistrôs, que oferecem uma comida regional e caseira. Cada região possui suas próprias especialidades, os molhos cremosos da Normandia, os tradicionais confits de pato do sudeste, o choucroute do leste, o coq au vin da Borgonha e os deliciosos frutos do mar de toda a costa mediterrânea. Nas creperias e lanchonetes da grandes cidades se pode comprar uma variedade de sanduíches e pratos rápidos para um delicioso lanche no local, ou mesmo em um parque ou no campo.
Por volta dos anos 70 surge na França um novo estilo na culinária, a nouvelle cuisine, é um estilo de cozinha que nasceu na França nos anos 70. Tipicamente francesa ela apresenta, na verdade, um novo estilo gastronômico, uma recriação da cozinha clássica francesa, baseada em pratos leves e delicados, onde a apresentação é elemento fundamental e de grande importância. Os pratos, de combinações simples, o realce dos sabores puros de cada ingrediente e a apresentação de maneira elegante, são as principais características da nouvelle cuisine.
Custo de vida
A França não é um país barato, pelo contrário, está entre os mais caros da Europa, mais o dinheiro que se recebe trabalhando no país é perifeitamente condizente com a realidade francesa, dá muito bem para o auto sustento. Estima-se que uma pessoa solteira necessita de cerca de 600€ por mês para viver no país, claro que isto varia de cidade para cidade, por exemplo, o custo da capital Paris é bem mais alto, o que aumenta o custo mensal em no mínimo 300€. Veja alguns exemplos de preços na França(valores aproximados):
refeição num restaurante universitário: 2,80 € refeição num fast-food: 6 € refeição num restaurante de bairro: entre 10 € e 20 € sanduíche: 4 € café: 2 € baguete: 0,80 € croissant: 1 € jornal: 1,10 € ingresso de cinema: 6,70 € (tarifa estudantil) ingresso de museu: 6 €
A França segue o padrão da União Européia no quesito de vistos. Turistas não precisam de visto, podendo permanecer por até 90 dias no país. É necessário além do passaporte válido, um seguro de viajem internacional que cubra até 30.000 euros, assistência médica e repatriação, comprovante de estadia, e justificar recursos financeiros (dinheiro vivo, cartão internacional, travel cheques, etc). Para visto de trabalho é necessário uma carta do empregador, além de justificar os recursos financeiros.
ÁREA: 91.985 km² CAPITAL DE PORTUGAL: Lisboa POPULAÇÃO: 10,9 milhões (estimativa 2006) MOEDA: (Antiga) Escudo (Atual) Euro NOME OFICIAL: República Portuguesa PRINCIPAIS CIDADESPorto, Coimbra, Évora, Setúbal, Braga, Portimão, Albufeira, Cintra IDIOMA: português (oficial) NACIONALIDADE: portuguesa RELIGIÃO: Predominantemente católico DATA NACIONAL: 25 de abril (Dia da Liberdade); 10 de junho (Dia de Camões e das Comunidades Portuguesas); 5 de outubro (Proclamação da República). LOCALIZAÇÃO: sudoeste da Europa FUSO HORÁRIO: + 3 horas em relação à Brasília CLIMA de Portugal: mediterrâneo (S) e temperado oceânico (N).. COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO: portugueses 99,5%, africanos 0,5 (censo de 1996)
População
Aproximadamente 11 milhões de pessoas vivem em Portugal, a maioria de origem lusitana, mas também há 550 mil imigrantes, o que representa aproximadamente 5% da população, sendo a maioria oriunda do Brasil (66.700), seguida da Ucrânia (65.800) e de Cabo Verde (64.300), entre outros, tais como Moldávia, Roménia, Guiné-Bissau, Angola, Timor-Leste, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Rússia. A população portuguesa tem características distintas do outros europeus (distinção essa que é comum entre os europeus). Os portugueses, geralmente, são acolhedores mas a receptividade não chega a ser muito calorosa, sobretudo ao se tratar de imigrantes de países que já foram suas colônias. São em geral, um pouco frios e comparado aos brasileiros, pouco felizes. Mas isso tudo é relativo, como em todo lugar, encontra-se pessoas de todos os tipos, e em Portugal não é diferente.
Clima
O clima do país é bem peculiar, chamado de clima mediterrâneo, possui o inverno úmido e frio com presença de temperaturas negativas, sobretudo na porção mais afastada do oceano e mais ao norte. Essas ocorrem por toda sua extensão territorial. Em Portugal continental, as temperaturas médias anuais são 13°C no norte e 18°C no sul. Há muitos ventos. Particulamente no Outono e Inverno que são tipicamente ventosos, chuvosos e frescos. Os verões são muito quentes e secos devido a influência direta do Sahara, temperaturas podem atingir 48ºc na porção central e centro sul do país.
Culinária
A presença de batatas, carne de porco (muita), frutos do mar e peixes é constante na cozinha portuguesa. Os vinhos e azeites são de excelentíssima qualidade e encontrados com muita fartura. A culinária portuguesa, assim como no Brasil, muda de região para região. Há uma grande variedade de pratos feitos com bacalhau. As sardinhas portuguesas também são bem conhecidas em toda Europa.
Dentre os pratos típicos destacam-se:
cozido à portuguesa – Tem como base , carne (porco, boi e frango), batatas e outros legumes e um molho especial (muitas vezes vinho branco) carne de porco à alentejana – Carne de porco, ao vinho branco, Cuentro e batatas. Bacalhau à Braz – Bacalhau fatiado e assado com ovos, cebola, alho, batatas e outros legumes. leitão assado à moda da Bairrada – Leitão assado na brasa, como é tipicamente na região de Bairrada
Geografia
Portugal possui 11 milhões de habitantes bem distribuídos em seu pequeno território. Considerando que o Arquipélago dos Açores (maravilhoso) e da Madeira são também território português. Portugal continental possui o relevo com características mais acidentadas na região norte (Trás os Montes, Minho, Douro), também na porção norte do país se encontra a Serra da Estrela (que possui estação de esqui). Na região central e centro Sul (Ribatejo, Alentejo) o relevo vai se tornando docemente ondulado com suaves colinas recobertas gramíneas e árvores como Azinheiras, Oliveiras e Sobreiros (Quercus Suber de onde se extrai a cortiça para rolhas). A região extremo sul (Algarve) é muito famosa por suas belas praias. O litoral Alentejano também as possui, belas e menos tumultuadas. A costa portuguesa é extensa: tem 1230 km em Portugal continental, 667 km nos Açores, 250 km na Madeira onde incluem também as Ilhas Desertas, as Ilhas Selvagens e a Ilha de Porto Santo.
Custo de vida
O custo de vida em Portugal é baixo se comparado ao de outros países europeus. Mas também se recebe proporcionalmente em salários. O salário mínimo gira em cerca de 426 € por mês ( estimativa oficial, lembrando que muitos estabelecimentos pagam por hora, o que pode aumentar muito este valor). O fato é que vive-se bem. Alimentação é muito barato, moradia também não é muito caro. Se comparado a países como França, Inglaterra. Tudo é baratíssimo. Diversão também é barato, bebidas como vinho e cerveja é quase de graça.
Brasileiros que visitam Portugal, não necessitam de visto especial, a permissão é concedida no momento do desembarque no país, o visto para Turismo tem a validade de 90 dias. A isenção de visto não exime os seus beneficiários do cumprimento de algumas formalidades de entrada no país. Alguns documentos podem ser solicitados pelas autoridades Portuguesas, que geralmente são: -passaporte com validade superior em, pelo menos, 3 meses à duração da estada prevista; - bilhete de viagem aérea (ida e volta); - comprovativo de alojamento; - seguro de saúde; - comprovativos de meios financeiros para suportar a estada, equivalentes ao tempo de permanência - 75 Euros por cada entrada no país. Para conseguir um visto de estudo é necessário atravessar uma grande barreira burocrática, solicitada pelo consulado português, e comprovar que possui meios de se sustentar em todo o período do curso, carta de aceitação de uma instituição educacional portuguesa, dentre outros documentos. Veja mais no Estudar em Portugal.
Confira os endereços da Embaixada e Consulados de Portugal no Brasil
Embaixada
Endereço: SES - Av. das Nações, Qd. 801, lote 02, Brasília, DF, CEP 70402-900 Telefones: 0/xx/61/3032-9600 Fax: 0/xx/61/3032-9642 E-mail: embaixadadeportugal@embaixadadeportugal.org.br
Consulados Setor Consular da Embaixada Endereço: SES, Av. das Nações, qd. 801, lote 02, Brasília, DF, CEP 70402-900
Consulado-Geral no Rio de Janeiro Endereço: Av. Marechal Câmara, 160, sala 1809, Ed. Orly, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20020-080 Telefones: 0/xx/21/ 2544-2444, 2544-2523 ou 2544-2664 Fax: 0/xx/21/ 2544-3382, 2544-3226 ou 2544-2508
Consulado-Geral em São Paulo Endereço: Av. da Liberdade, 602, 4º andar, São Paulo, SP, CEP 01502-001 Telefones: 0/xx/11/3154-1800 Fax: 0/xx/11/ 3207-0066
Consulado-Geral em Salvador Endereço: Largo do Carmo, 4, 1º e 2º andar, Salvador, BA, CEP 40030-040 Telefones: 0/xx/71/241-1633
Consulado em Belo Horizonte Endereço: Av. Álvaro Cabral, 1366, 9º andar, Belo Horizonte, MG, CEP 30160-012 Telefones: 0/xx/31/291-8192
Consulado em Santos Endereço: Rua D. Pedro II, 77, 2º andar, Santos, SP, CEP 11010-080 Telefones: 0/xx/13/3219-4230 e 0/xx/13/3219-3882
Consulado Honorário em Aracaju Endereço: Av. Ivo do Prado, 1162, São José, Aracaju, SE, CEP 49015-070 Telefones: 0/xx/79/211-5353
Consulado Honorário em Campo Grande Endereço: Rua Silvina Tomé Veríssimo, 20, Jardim Autonomista, Campo Grande, MS, CEP 79023-810 Telefones: 0/xx/67/751-1993
Consulado Honorário em Corumbá Endereço: Rua Porto Carreiro, 1060, Centro, Corumbá, MS, CEP 79300-110 Telefones: 0/xx/67/231-4378
Consulado Honorário em Duque de Caxias Endereço: Av. Presidente Vargas, 187, grupo 101 e 103, 25 de Agosto, Duque de Caxias, CEP 25000-000 Telefones: 0/xx/21/ 771-3219
Consulado Honorário em Foz do Iguaçú Endereço: Av. José Maria Brito, 862, 1ª Esq., Jardim Central, Foz do Iguaçú, PR, CEP 85852-320 Telefones: 0/xx/45/522-2615 Fax: 0/xx/45/522-2615
Consulado Honorário em Goiânia Endereço: Av. Portugal, 937, Goiânia, GO, CEP 74000-000 Telefones: 0/xx/62/251-3620
Consulado Honorário em Paranaguá Endereço: Rua Visconde de Nacar, 880, Centro, Paranaguá, PR, CEP 83203-430 Telefones: 0/xx/41/422-8811
Consulado Honorário em Porto Seguro Endereço: Av. do Aeroporto, s/nº, Centro da Cultura Portuguesa, Porto Seguro, BA, CEP 45810-000 Telefones: 0/xx/71/288-1336
Consulado Honorário em Presidente Prudente Endereço: Rua Joaquim Nabuco, 423, Centro, Presidente Prudente, SP, CEP 19010-070 Telefones: 0/xx/18/222-1179
Consulado Honorário em Rio Grande Endereço: Rua Zaloni, 160, sala 308, Centro, Rio Grande, RS, CEP 96200-070 Telefones: 0/xx/53/232-2038
Consulado Honorário em São José do Rio Preto Endereço: Rua Cel. Spinola de Castro, 3420, 6º andar, apto. 61, Centro, São José Rio Preto, SP, CEP 15015-500 Telefones: 0/xx/17/232-0481 ou 551-1562
Vice-Consulado Honorário em Belém Endereço: Av. Generalíssimo Deodoro, 1683, Ed. Generalíssimo Deodoro, 401/403, Belém, PA CEP 66040-140 Telefones: 0/xx/91/ 241-6666 e 0/xx/91/ 241-9994
Vice-Consulado Honorário em Porto Alegre Endereço: Rua Professora Annes Dias, 112, 10o andar, Porto Alegre, RS CEP 90020-090 Telefones: 0/xx/51/ 228-0081
Vice-Consulado Honorário em Recife Endereço: Av. Domingos Ferreira, 2238, Sala 102, Boa Viagem, Recife, PE CEP 51020-030 Telefones: 0/xx/81/ 3327-2073 e 0/xx/81/ 3327-1514
Vice-Consulado Honorário em Fortaleza Endereço: Av. Imperador, 395, Centro, Fortaleza, CE, CEP 60055-110 Telefones: 0/xx/85/ 263-1844
DADOS PRINCIPAIS ÁREA: 1.972.547 km² CAPITAL: Cidade do México POPULAÇÃO: 106,2 milhões (estimativa 2005) MOEDA: peso novo mexicano NOME OFICIAL : ESTADOS UNIDOS MEXICANOS LOCALIZAÇÃO: sul da América do Norte FUSO HORÁRIO: - 3 horas em relação à Brasília CLIMA : tropical (maior parte), árido tropical de montanhas PRINCIPAIS CIDADES: Cidade do México, Guadalajara, Netzahualcóyotl, Puebla, Monterrey, León, Juárez.
População
Aproximadamente 106,2 milhões de pessoas vivem no México, a maioria descendentes de povos indígenas, e alguns descendentes de povos europeus, mas nos dias de hoje se encontra de tudo no território mexicano, especialmente povos dos países vizinhos ao México. A demografia oficial do país é de eurameríndios 60%, ameríndios 30%, europeus ibéricos 9%, outros 1% (censo de 1996).
Clima
O clima oficial do México é tropical (maior parte), árido tropical , de montanhas. Na prática o que acontece é uma grande estabilidade na temperatura, com diferenças, em suas temperaturas médias, de mais ou menos 5 graus Celsius entre inverno e verão. Para brasileiro adaptar ao clima mexicano não é uma das tarefas mais difíceis, em geral, e claro dependendo de onde se mora no Brasil e no México, o clima dos dois países é bem parecido.
Culinária
A culinária mexicana é conhecida e consumida em todo mundo, se como muito bem no México, com uma grande variação de ingredientes e pimentas. Como base da comida eles usam: Tomate, pimenta, abacate, abacaxi, milho, amendoim, feijão, Limão, mamão, bata doce dentre outros. Os principais pratos mexicanos internacionalmente conhecidos são: Taco – um dos pratos mais populares da culinária mexicana, nada mais é do que uma tortilla(espécie de panqueca) recheada com carnes, pimentas, milho, tomate, cebola, guacamole (veja abaixo) ,etc. Nachos – Espécie de biscoito de farinha de milho, estilo “Doritos” que é servido com queijo e molhos. Guacamole – Uma espécie de patê feito com Abacate, temperos, tomate e azeite. Muito consumido na América do Norte e Europa, como patê para Nachos. Burrito – Tortilhas, Queijo, Tomate, Alface, Milho, Cogumelos, Pimentos, Molhos (maionese, mostarda, ketchup, etc) Chile – Feijão, pimenta, carne moída e alguns legumes. Quesadilas - A quesadilla autêntica é feita com uma tortilla não frita recheada dobrada e assada na chapa. O queijo derretido é um dos recheios típicos mas que pode variar bastante. Tequila – A bebida típica mexicana, que é consumida em quase todo mundo, é uma espécie de cachaça mas que tem como base uma planta típica da América central (Agave tequilana), também serve de base para outras bebidas típicas do México como a marguerita.
Geografia
O território mexicano é predominante montanhoso. Entre cadeias montanhosas encontra-se uma região de planaltos. Existe também uma planície costeira e o deserto de Sonora. Ponto culminante do país: pico de Orizaba com 5.452 m. Ao sul encontram-se florestas exuberantes, com árvores valiosas como o magno e o cedro vermelho. Ao norte a cobertura vegetal vai se reduzindo, se tornando desértica nas planícies de Sonora, onde ainda há cactos e plantas gramíneas (vegetação chapanal). http://www.brasilescola.com/geografia/mexico.htm
Visto
Ao contrário de antigamente, hoje em dia brasileiros necessitam de visto para ir ao México, inclusive visto de trânsito. A principal causa dessa nova medida, é o grande número de brasileiros indo ao México tentar a travessia para os EUA. Para visto de Turista, alem de todos os documentos para aplicação deve-se pagar uma taxa de 67R$ equivalente a 36Us$. Maiores informações acesse o site da embaixada do México http://www.mexico.org.br/
Custo de Vida
O custo de vida no México não é muito alto, muitos aposentados norte-americanos procuram o país para uma vida com o custo mais razoável, já que pela posição geográfica oferece quase todas as coisas nos EUA com um custo de vida mais baixo. O grande problema é que o salário mínimo no México não é proporcional aos custos do país, ganhar dinheiro lá não é tão fácil, o que eleva esse custo “ilusório” quando se tem que ganhar a vida no país. A moeda no México é o peso novo mexicano.
APITAL: Roma ÁREA: 301.302 km² POPULAÇÃO: 58,8 milhões (estimativa 2005) MOEDA: Euro NOME OFICIAL : República Italiana NACIONALIDADE: italiana DATA NACIONAL: 25 de abril (Dia da Libertação). LOCALIZAÇÃO: sul da Europa. FUSO HORÁRIO: +4h em relação à Brasília CLIMA DA ITÁLIA : mediterrâneo (SUL), temperado oceânico (NORTE). PRINCIPAIS CIDADES:Roma, Milão, Nápoles, Turim, Palermo, Gênova, Veneza. COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO: italianos 97,7%, outros 2,3% (censo de 1996). IDIOMA: italiano (oficial), dialetos italianos, alemão, rético, francês, grego, albanês, sardo. RELIGIÃO: cristianismo 83,2% (católicos), sem filiação e outras 16,8%.
População
Aproximadamente 58 milhões de pessoas vivem hoje na Itália. Sendo que cerca de 2 milhões são imigrantes. Os maiores grupos de imigrantes na Itália são da Albânia, Marrocos, Romênia, China e Ucrânia. A comunidade brasileira na Itália também é bem considerável está em torno de 310 mil. Confira alguns sites de comunidades brasileiras na Itália http://www.minhaitalia.com.br/ http://www.portalitalia.com.br/ http://www.italianossa.com.br/
Clima
O clima da Itália varia de região para região. O norte italiano (Milão, Turim e Bolonha) tem um clima Continental, quando ao sul de Florença apresenta o clima Mediterrâneo. O clima das áreas litorâneas da península é muito diferente do interior, particularmente nos meses de inverno. As áreas mais elevadas são frias, úmidas e frequentemente recebem a precipitação de neve. As regiões litorâneas tem um clima Mediterrâneo típico com invernos suaves e verões quentes, geralmente secos. Na prática o clima na Itália segue bem a risca a estações do ano, no verão faz calor na maioria das regiões podendo chegar a 38 graus Celsius em algumas regiões, e no inverno o frio chega forte em muitas regiões podendo chegar a temperaturas negativas, como por exemplo os -12 graus Celsius registrados em Turim.
Geografia
Encontra-se um grande diversidade na geografia italiana, podendo encontrar: altas montanhas, picos, vulcões, ilhas, rios, mares e belas paisagens. Na vegetação prevalecem os bosques, é bom destacar o baixo número de incêndios na vegetação italiana, que faz de seus parques e reservas um dos mais preservados do mundo. Das grandes ilhas italianas se destacam a Sicília e a Sardenha, lá encontra-se um interessante e diferente sistema de montanhas, além do único vulcão em atividade da Europa, o Etna que situa-se na Sicília e entrou em sua grande última erupção em 1969.
Culinária
“A culinária italiana é caracterizada por sua flexibilidade, gama de ingredientes e variações regionais. A comida é um importante elemento da cultura e história da Itália”, encontra-se comida italiana nos quatro cantos do mundo. Especialistas em massas a comida que vêm de lá é muito bem aceita pela maioria dos povos. Dentre os principais pratos típicos destacam-se: Pizzas (que na verdade teve origem na Grécia, mas ganhou fama na Itália), lasanha, Panini, Bruschetta, Nhoque, Spaghetti, sem falar nos queijos e vinhos italianos que acompanham quase todas as refeições no país.
Custo de vida
O custo de vida na Itália é de nível médio alto, em comparação com outros países europeus. Na prática, isso vai depender muito em qual cidade decide-se morar. Quanto maior a cidade, maiores as oportunidades de empregos e mais caros os aluguéis.No norte o custo da vida é maior, mas o salário também. Outro fator que eleva o custo de vida em uma grande cidade é o transporte, dependendo da necessidade do uso de transporte público gasta-se muito dinheiro no mês. Sempre há maneiras de economia, como morar estrategicamente perto (do trabalho ou escola), dividir a moradia com mais pessoas ou mesmo economizar na alimentação ,comprando em grandes redes de supermercado por exemplo.
Veja quanto ganha os trabalhadores na Itália, lembrando que se trata de valores aproximados:
SALÁRIO DOS EMPREGADOS Nenhuma Qualificação (lixeiro, auxiliar de cozinha, auxiliar de pedreiro, doméstica) - 1000 euros mensais + 13º e às vezes 14º. É o salário mínimo italiano. Qualificação mediana (porteiro, motorista de ônibus, digitador, cobrador de trem) - 1200 euros mensais + 13º e às vezes 14º. Qualificação técnica (técnico em informática, manutenção, mecânico, eletricista) - 1400 mensais + 13º e às vezes 14º. Qualificação - Ensino Superior Varia de acordo com o cargo (responsabilidade, hierarquia) - Médico/Advogado/Engenheiro: 2000-5000 euros mensais. - Outros: 1500-5000 euros mensais.
SALÁRIO DE UM AUTÔNOMO O salário de um autônomo varia muito, mas de maneira geral, a mão de obra é muito mais valorizada quando o indivíduo tem a sua própria atividade. Encanador/Eletricista/Marcineiro - 25 euros por hora + custo da visita (mínimo 20 euros) Médico - 80-150 euros a consulta Outros (advogado, engenheiro, dentista, fisioterapeuta) - a partir de 20 euros/hora” Informações coletadas no site http://www.minhaitalia.com.br/
Os cidadãos brasileiros que forem fazer turismo na Itália, por até 90 dias não necessitam de visto*. Estudantes necessitam de um visto de longa estadia, caso for estudar por mais de 90 dias, para isso os alunos devem se apresentar ao consulado ou embaixada italiana mais próximo para uma entrevista que tem como objetivo saber informações a respeito das circunstâncias e razões da visita a Itália. Para trabalho, também há necessidade de um visto, que normalmente não é muito simples de se conseguir, mas com todos os documentos em ordem, e uma oferta de trabalho em território italiano, é bem possível que se consiga. Muitos brasileiros descendentes de italianos, tentam conseguir a cidadania, que é uma ótima opção, pois assim obtém-se todos os direitos que o cidadão nascido na Itália possui. Porém o processo tem ficado bem demorado, devido ao grande número de pedidos. (Veja a reportagem completa sobre o assunto).
* É bom lembrar que depois da entrada tem que ser feito o "Permesso di Soggiorno" (uma espécie de permissão) atè o 5° dia que vc chega, ou poderá pagar multa ou mesmo ser expulso do país.
Veja o endereço da embaixada e consulados da Itália no Brasil: Embaixada Endereço: SES - Av. das Nações, Qd. 807, lote 30, Brasília, DF, CEP: 70420-900 Telefones: 0/xx/61/3442-9900 Fax:: 0/xx/61/3242-2853 e 0/xx/61/3443-1231
Consulado Italiano Av. Higienópolis, 436 - Higienópolis CEP 01238-905 - São Paulo - SP tel. (0xx11) 3663-7800 fax (0xx11) 3825.6443